O projeto teve início em novembro de 2011 com o objetivo de melhorar os índices indicativos de saúde bucal, paralelo a uma cultura de hábitos saudáveis nessa área. Ouve-se com frequência “que a saúde começa pela boca”. Desta forma, queremos possibilitar bocas saudáveis para crianças e adolescentes de zero a quinze anos de idade, com foco na prevenção e proteção a saúde. Para isso, utilizamos ações educativas; distribuição de kits (copo, escova, creme dental e fio dental); aplicação de flúor; profilaxias; tratamentos de restauração e exodontia quando necessário. Acreditamos que dentes bonitos melhoram a auto-estima e promovem novas oportunidades. Com visitas regulares para acompanhar as comunidades, temos estabelecido uma cultura de valorização da higiene e cuidado com os dentes.
Este projeto foi formatado e implementado pela docente do Centro Universitário de Anápolis e enfermeira Glaucy Lopes Sakai Passos, com ênfase na biossegurança da clínica e organização de atendimentos e o dentista especialista em dentística, Dr. Dirceu Alves Carvalho, responsável pela elaboração do protocolo de atendimento e Responsável Técnico pelo Projeto de Saúde Bucal.
Sob a orientação da Dra. Regiane Cristina do Amaral, o projeto desenvolve também, pesquisa epidemiológica (CPOD-ceod), aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FOP UNICAMP (protocolo 007/2013), que oferece índices reais das melhorias das condições de saúde bucal, contribuindo com dados científicos para a caracterização da região.
A grande “beleza” desse projeto é a participação dos dentistas voluntários de todas as regiões do Brasil, que além do voluntariado com o objeto do seu saber, ainda divulgam, buscam patrocínios e contribuem para a continuidade do projeto.
Ao todo, o projeto atinge oito comunidades maiores e doze comunidades menores que apresentam uma população estimada de 800 a 900 crianças e adolescentes entre zero e quinze anos de idade.
Os resultados alcançados pelo projeto encontram-se detalhados:
Período Novembro de 2011 a Fevereiro de 2020:
Número de ações realizadas: 42
Número de comunidades alcançadas: 20
Crianças e adolescentes (0 a 15 anos de idade) alcançadas:
Total de crianças e adolescentes cadastradas nas comunidades atendidas que passaram por uma ou mais ações de educação: 1141
Crianças e adolescentes que receberam atendimento clínico: 837
Ações de prevenção e proteção à saúde bucal: (repetidas em algumas crianças)
AESB – Ação (em grupo) de Educação em Saúde Bucal: 42
OIE – Orientação Individual de Escovação: 2387
Kits (escova, creme dental e fio dental) distribuídos: 4868
ES – Escovação Supervisionada e Aplicação de Flúor: 2315
Procedimentos realizados:
Profilaxia: 1788
Restaurações (ART / RIV / RRC): 4358
Exodontia: 1874
Outros tratamentos: 362
Pesquisa:
Mapeamento da dentição (CPOD ceod): 1271
Adultos atendidos:
Total de adultos atendidos: 333
Profilaxia: 46
Restaurações (ART / RIV / RRC): 283
Exodontia: 440
Outros tratamentos: 4
Total de procedimentos realizados em crianças, adolescentes e adultos: 9155
Copyright 2022 - ALTO ARAPIUNS - PROGRAMA ALTO ARAPIUNS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Todos os direitos rerservados.