Quem somos

Quem somos

O Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável (PAADS) foi um programa iniciado em novembro de 2011, por iniciativa de um pequeno grupo de voluntários empenhados na construção de um Brasil melhor. No início de 2013 este programa passou ser sediado pela Diretoria Social do Aeroclube de Voo a Vela CTA. Tendo atingido as metas de transformação e desenvolvimento almejadas, o PAADS foi encerrado em maio de 2021. Este programa foi coordenado pelo aviador Lelis Fachini Filho que contou com a colaboração de coordenadores de projetos e de profissionais das várias áreas pertinentes, todos atuando de forma voluntária.

O Aeroclube de Voo a Vela CTA, fundado em 20 de março de 1957, é uma organização sem fins lucrativos com sede na cidade de São José dos Campos – SP (www.vooavelacta.com.br).

Porém, é sempre possível aperfeiçoar e expandir o que já foi realizado. Desta forma os projetos de saúde bucal, de segurança alimentar e conservação ambiental e de capacitação e empreendedorismo feminino passam a fazer parte da Fundação Lucas Huber e serão geridos pela mesma.

A Fundação Lucas Huber, fundada em 12 de julho de 2012, tem sede na cidade de Santarém – PA (www.fundacaolucashuber.com.br).

 

A concepção do termo “Desenvolvimento Sustentável” refere-se ao desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades (Relatório de Brutland). Dentro dessa concepção, o desenvolvimento abrange as esferas sociais, econômicas e culturais dos seres humanos, convivendo em harmonia com o meio ambiente. Foi dentro dessa concepção que o programa Alto Arapiuns focou suas ações.

A ideia que deu origem ao PAADS

 

Objetivo do programa

Mobilizar recursos humanos e materiais em ações participativas que contribuam para a saúde sistêmica e emancipação das comunidades do Alto Arapiuns com o emprego da aviação como forma de potencializar o tempo investido em tais ações.

Cenário do Alto Arapiuns

O Brasil é marcado pela sua diversidade tanto em termos culturais, como naturais e sociais. Apesar das estatísticas demonstrarem que a desigualdade social no país diminuiu nos últimos 10 anos, ainda existe um longo caminho a percorrer para que a igualdade social se instale e se sustente.

Parte dessa diversidade se reflete na existência de comunidades que vivem no Brasil em lugares remotos onde as distâncias e os obstáculos naturais grandemente dificultam o acesso aos recursos básicos.

O Brasil está entre as maiores economias do mundo e certamente tem recursos mais que suficientes para cuidar do seu próprio povo. A sociedade civil e o setor privado têm um imenso potencial para somar esforços com o setor público na construção de um Brasil mais justo.

Para obter eficiência no processo é necessário estabelecer sinergia entre o potencial de voluntariado de indivíduos e organizações humanitárias, a intelectualidade das universidades e a captação dos recursos disponíveis às ações do terceiro setor, buscando ainda um alinhamento com as políticas públicas.

As políticas públicas se fazem presente nas comunidades ribeirinhas da bacia do rio Arapiuns, principalmente através das secretarias de educação e saúde do município.

No aspecto educação, existem escolas nas comunidades maiores e o município oferece transporte escolar fluvial para as crianças e adolescentes das comunidades menores. Em algumas comunidades as escolas oferecem ensino fundamental e médio e o programa EJA que é a escola para alfabetização de jovens e adultos. Em outras comunidades só o ensino fundamental é oferecido e dependendo da estrutura disponível recorre-se a classes multisseriadas.

No aspecto saúde existe o programa fluvial de saúde onde barcos equipados navegam até as comunidades disponibilizando de forma itinerante o tratamento médico e dentário. Em afluentes menores e durante a época de seca quando a navegação fica prejudicada, a secretaria de saúde utiliza barcos pequenos (voadeiras) para garantir o programa de vacinação e de exames preventivos.

No entanto, muito ainda pode ser feito pela sociedade e setor privado em programas de cooperação com os setores públicos para a melhoria das condições de vida destas populações e redução dos níveis de desigualdade social.





PARCEIROS

Voltar ao Topo

Copyright 2022 - ALTO ARAPIUNS - PROGRAMA ALTO ARAPIUNS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Todos os direitos rerservados.